quarta-feira, 16 de novembro de 2011

História da Resistência Anti-Khmer Rouge

Ao contrário do que muitos acham (e o que está escrito na Wikipedia), os Comunistas, durante a época de Pol Pot, não se fingiram de cegos perante o genocídio; muito pelo contrário: Eles combateram Pol Pot.
Primeiramente, vamos falar da história do Khmer Rouge e o Camboja na sua época:
Antes e Durante a Guerra do Vietnam, os EUA realizaram vários ataques aéreos de bombardeio no território Cambojano, com o intuito de matar Viet Congs refugiados nos campos deste país. Tais ações causaram na população Cambojana um terrível "medo do campo" o que causou uma deslocamento colossal das massas para à Cidade. Esse deslocamento causou o abandono da principal fonte de sustentação do Camboja: A agropecuária. Com a agropecuária quase totalmente estagnada, o Camboja sofreu uma crise de fome e estagnação econômica escandalosa. Dai surge o Khmer Rouge...
Inicialmente, o Khmer Rouge recebeu muito apoio popular porquê propunha uma solução prática para à questão da fome histérica que assolava o país: O "Retorno ao Campo". Proposta essa que lembrava o povo do Camboja (na época chamada de Kampuchea) como uma civilização próspera e feliz quando o povo era focado no campo, gerando alimento, amizade, fraternidade e companheirismo entre o povo...essa proposta (de característica muito interessante, devemos admitir) foi logo vista como uma solução à fome. Porém, na prática, Pol Pot e seus comparsas, literalmente, FORÇARAM a população para os Campos, MATANDO qualquer um que mostrasse interesse para com o ambiente urbano. Isso, claramente, não é uma posição Comunista.
Com esse ultraje de Pol Pot, grande parte dos membros (intelectuais, administrativos e de guerrilha) do Khmer Rouge se dissidiram do Khmer Rouge original para fundar um VERDADEIRO Partido Comunista e uma Resistência Anti-Pol Pot: O Front Unido Kampucheano para Salvação Nacional (Iremos chama-lo de FUKSN daqui em diante). Essa coalizão era formada primeiramente de COMUNISTAS MAOISTAS (Nota: Isso não aparece na Wikipédia) e foi armada, apoiada e ajudada (logística e monetariamente) pelo Vietnam (nessa época já totalmente Unificado sob a Ideologia Comunista de Ho Chi Minh) e pela URSS da época (Nota 2: Isso também foi omitido da Wikipédia).
O FUKSN conseguiu, com a ajuda de militares Vietnamitas, instalar em boa parte do território do Camboja, um pequeno "país temporário" para Coalizão contra o resto do país (dominado por Pol Pot). Esses territórios ficaram conhecidos como: Republica Popular do Kampuchea.
A guerra, com ajuda dos Vietnamitas, perdurou até o momento em que Pol Pot, em 1998, morreu na selva, acabando com toda a resistência do Khmer Rouge.
Isso nos mostra a ajuda de Comunistas (Maoistas na sua grande maioria) contra o regime sanguinário de Pol Pot, QUEBRANDO TOTALMENTE a concepção botada na mídia de que os Comunistas Maoistas apoiavam Pol Pot.

5 comentários:

  1. Camaradas, cmo é posible que ataquedes dese xeito a revolución en Kampuchea Demócratica facendo ó coro a revisionistas, imperialistas e renegados?
    Acaso ignorades que el propio Pdte. Mao apoio al camarada Pol-pot e a revolución en Kampuchea?

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente estão cegos pela mídia e pelos revisionistas e social-imperialistas que acatavam dogmaticamente as teses do XXº Congresso do PCUS, como o Vietnã e os oportunistas laosianos. O PCK foi o único partido comunista e revolucionário do Camboja, leiam mais nos posts do blog Grande Dazibao.

    Inclusive, o caráter da revolução brasileira nos próximos anos será baseada nos revolucionários do Partido Comunista da Kampuchea (pra vocês, Khmer Vermelho).

    Antes de lançarem artigos fracos, subjetivos, e grotescos, por favor, tenham a bondade de ao menos estudar os documentos do PCK, e as reportagens feitas pelas agências de imprensa da Coréia do Norte, China, Vietnã e Suécia.

    Espero que possamos resolver essa questão sobre o PCK de uma vez por todas. A verdade sempre estará ao lado do povo, e é por isso que o Khmer Vermelho ainda permanece ativo na selva cambojana e nos corações do povo cambojano, que nunca se dobrou perante o regime social-fascista apoiado pelos pelegos vietnamitas e soviético.

    ResponderExcluir
  3. Companheiros, apontando algumas incoerências no texto:

    1) Ho Chi Minh era centrista, não tomou posição na grande luta no MCI entre o revisionismo estritamente social-fascista soviético e o socialismo, encabeçado pela China Vermelha. Como poderia ele ter uma "ideologia revolucionária" dando relativo apoio a URSS?

    2) Você cita no texto que o Vietna, com auxilio da "URSS da época" deu "apoio" ao povo cambojano na sua luta contra o PCK. Isso não lhe parece contraditório visto que a URSS desde 1960 demonstrava ter se transformado numa potência imperialista com etiqueta socialista? Como poderia, contrariando a lógica e os interesses dos novos burgueses, "apoiar o povo cambojano" assim, de livre e espontânea vontade, somente pelo prazer de vê-lo livre? Incoerente.

    3) Isso nos deixa claro que a tal FUKSN não passava de um espantalho da URSS social-imperialista para instaurar nesse território um governo que não lhe contrariasse, visto que o Camboja tomou posição no Grande Debate entre China e URSS, apoiando o socialismo e indo contra o social-imperialismo. Tudo, ao social-imperialismo, gira em torno de seus interesses de pilhagem.

    Essas são algumas incoerências bem graves no texto.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. El artículo es malo, por tratamiento superficial de la situación concreta en que se ha desenvuelto los acontecimientos políticos y militares en Kampuchea Democrática y tendencioso dado que se cuadra con poco discernimiento en las fuerzas internacionales que se han movido abiertamente tras la agresión armada vietnamita. Finalmente, lo es porque deja ver que el articulista ignora voluntariamente el por qué el Partido Comunista de K. D., que según el mismo no gozaba del pueblo kampucheano, ha logrado dirigir y sostener –junto a los nacionalistas sihanukistas y al “Khmer Serei”, en frente unido- una guerra popular de salvación nacional contra la agresión y ocupación colonial armada vietnamita que ha durado su bien 10 años. Aunque hoy es ya tarde, 2018, deberían corregir unos tales yerros, luego de una mejor investigación del tema

    ResponderExcluir

Arquivo do blog